O segundo turno das eleições em 51 municípios brasileiros registrou um total de 102 crimes eleitorais e 42 prisões, segundo o boletim atualizado às 20h deste domingo (27/10). Nenhum candidato foi detido. Os dados parciais foram inseridos no sistema Córtex por equipes estaduais e validados pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP).
Os crimes eleitorais incluíram: 32 casos de boca de urna, 19 de propaganda irregular, 14 de compra de votos ou corrupção eleitoral, 11 de violação ou tentativa de violação do sigilo do voto, 4 de desobediência a ordens da Justiça Eleitoral, 4 de desordem afetando os trabalhos eleitorais, além de 11 ocorrências de outros crimes.
Vale ressaltar que as informações da plataforma são atualizadas eletronicamente pelas secretarias estaduais de segurança pública, além de equipes da Polícia Federal, Polícia Rodoviária Federal e Força Nacional de Segurança Pública nos estados. O Ministério da Justiça e Segurança Pública centraliza e valida os dados enviados de forma independente pelos estados.
Ação Integrada
Coordenada pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública em apoio à Justiça Eleitoral, a Operação Eleições 2024 mobilizou equipes da Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Força Nacional de Segurança Pública e secretarias estaduais de Segurança Pública.
As forças de segurança se reuniram no Centro Integrado de Comando e Controle Nacional, da Secretaria de Segurança Pública do MJSP. Profissionais de imprensa também estiveram presentes para divulgar informações sobre o pleito em tempo real.