Na reta final do curso de formação, os 60 alunos da nova turma da Guarda Civil Municipal de São José dos Campos (GCM) deram um exemplo de solidariedade e compromisso com a vida. Nesta segunda-feira (21), mesmo em dia de folga, parte dos formandos se mobilizou para fazer a doação de sangue no Serviço de Hemoterapia, que atende os principais hospitais do Vale do Paraíba, como o Hospital Municipal e o Hospital Regional.
O gesto voluntário reforça o espírito de serviço público que move os novos guardas civis, que serão oficialmente apresentados à população na sexta-feira (25), às 10h, no Teatrão, durante a cerimônia de formatura.

Maria Cecília Braz Scarparo | Foto: Divulgação
“A doação de sangue, para mim, é um gesto de gratidão e um símbolo do que é servir verdadeiramente a população", afirmou a aluna Maria Cecília Braz Scarparo, de 33 anos. Ela está mais tranquila na reta final do treinamento. “Sinto que venci essa etapa. Foram cinco meses intensos, e agora já estamos prontos para servir a população.”

Leonardo Martins de Oliveira | Foto: Divulgação
O aluno Leonardo Martins de Oliveira, de 29 anos, que também ficou feliz em poder doar sangue e beneficiar o próximo, ressaltou que a formação foi marcada por superações. “A semana zero impactou muito. Foi um teste que exigiu firmeza e mostrou quem realmente estava preparado. O estágio nas ruas foi maravilhoso, deu sentido a tudo o que aprendemos.”
Formação dos novos guardas
A formação dos novos integrantes da Guarda Civil Municipal tem carga de 760 horas, com disciplinas como técnicas de abordagem, armamento, direção defensiva e primeiros socorros. Para avançar, os alunos precisam obter nota mínima de 7 em todas as avaliações. Após a conclusão do curso e do estágio probatório de 3 anos, os agentes serão efetivados.
A academia da GCM de São José dos Campos também está formando 15 guardas de Lorena e 4 de Bragança Paulista, consolidando a cidade como referência na qualificação de profissionais de segurança, por meio da Lei Municipal 658/2022.
Serviço de Hemoterapia
Conhecido como Banco de Sangue, o Serviço de Hemoterapia recebe em média 150 doadores por dia e realiza cerca de 3.500 transfusões por mês. O hemocentro funciona Rua Antônio Saes, 425, Centro, e atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 16h. Mais informações pelo Whatsapp (12) 98136-0011.