Muitos condomínios estão empenhados em conquistar o selo verde do programa Meu Condomínio Recicla, que entrou na segunda fase com o objetivo de intensificar a separação e destinação correta dos resíduos, promovendo práticas sustentáveis que impactam positivamente o meio ambiente.
O síndico do Pontal dos Castelhanos, Paulo José Dutra, realiza um forte trabalho de conscientização dos moradores para adesão à forma correta de descarte dos resíduos comuns, recicláveis, eletroeletrônicos, móveis e da construção civil.
“Na primeira fase do programa identificamos descarte incorreto, por exemplo, de um forno elétrico na coleta seletiva. Orientamos a solicitar o recolhimento pelo 156 ou nos PEVs (Pontos de Entrega Voluntária). Tem dado certo”, relata.
Ele tem feito materiais informativos para os moradores com as necessidades específicas do prédio. “Esse programa da Urbam é sensacional e estamos empenhados em receber o selo verde”.
Programa
A iniciativa desenvolvida pela Urbam abrange 1.175 condomínios localizados em todas as regiões de São José dos Campos promovendo educação ambiental e práticas sustentáveis para o descarte adequado de resíduos.
A nova etapa é marcada por vistorias técnicas realizadas pelas equipes de Educação Ambiental da empresa, que visitam os condomínios para verificar melhorias na gestão de resíduos. A atuação é regionalizada, com início pelas áreas com maior número de condomínios: sul, centro e centro-oeste. Os moradores recebem orientações presenciais com apoio de materiais informativos. Aqueles que tiverem uma boa pontuação na avaliação ambiental receberão o Selo Verde.
Critérios para o selo:
1. Contêineres separados - marrons (comum) e azuis (seletiva)
2. Qualidade da conservação dos contêineres
3. Área destinada aos contêineres com identificação
4. Separação de pilhas e baterias
5. Separação de óleo de cozinha usado
6. Suporte de armazenagem para pilhas e baterias
7. Qualidade na segregação dos resíduos
8. Limpeza e organização do ambiente