Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
Urbam amplia compostagem com resíduos de restaurante
Por joaovieira
Publicado em 31/07/2025 12:39
São José dos Campos

A Urbam iniciou a compostagem com resíduos do restaurante de sua sede, na Vila Industrial. São em média 40 kg de resíduos de frutas, legumes e verduras gerados no preparo diário de 110 refeições para os funcionários. 

A compostagem é uma importante forma de tratar resíduos orgânicos, com muitas vantagens. Entre elas, diminuir o volume destinado ao aterro sanitário, contribuir para aumentar sua vida útil, gerar um produto útil (adubo) que será utilizado nos jardins, plantios de árvores e de empreendimentos sob responsabilidade da Urbam.

O processo, que dura em média 90 dias até o composto ficar pronto para uso, é realizado dentro de estruturas montadas com paletes reaproveitados de madeira, alternando camadas dos resíduos úmidos e de secos provenientes das folhas das árvores da praça ao lado da sede, que antes eram ensacados e também destinados ao aterro sanitário.

Em uma área de menos de 10 m², no estacionamento da empresa, é possível compostar todos os resíduos produzidos no restaurante.        

A compostagem é mais um passo em direção à sustentabilidade e se soma à ação que já é realizada desde 2021 com resíduos do restaurante da Estação de Tratamento de Resíduos Sólidos (ETRS), e que faz parte do roteiro do Lixotour, programa de educação ambiental realizado pela empresa. 

Com as compostagens nos dois locais, mais de 17 toneladas de resíduos orgânicos úmidos, sem contar os resíduos secos (folhas), deixarão de ser destinadas anualmente ao aterro sanitário.

Comentários