A Prefeitura de São José dos Campos, por meio do Programa São José Unida, segue atuando de forma integrada com as forças de segurança para garantir a tranquilidade da população.
No último final de semana, dias 29 e 30, a Prefeitura de São José dos Campos realizou uma ação integrada de controle e fiscalização no complexo de comércios localizado no bairro Vila Ema. A operação contou com a participação da Guarda Civil Municipal, Secretaria de Mobilidade Urbana e Departamento de Fiscalização de Posturas e Estética Urbana.
A Prefeitura recebeu diversas reclamações por meio do 156 e 153, relacionadas a perturbação do sossego e incomodidades na região. Como resultado, foram aplicadas sanções rigorosas e restrições de funcionamento ao estabelecimento denominado “Complexo”, devido a denúncias de aglomeração e irregularidades diversas.
Ao longo de 2025, o local foi notificado duas vezes, recebeu três Autos de Infração e Multa e teve restrições no horário de funcionamento, com penalidades que somam mais de R$ 15 mil.
Decisão judicial e reforço na fiscalização
Apesar das reclamações e ações da Prefeitura, os responsáveis pelos estabelecimentos obtiveram determinação judicial favorável, que suspendeu as medidas restritivas anteriormente impostas.
Com isso, a Prefeitura intensificou as ações preventivas e de fiscalização, mantendo patrulhamento constante por meio da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Posturas Municipais e Estética Urbana. As equipes atuam para evitar desentendimentos, preservar a ordem pública e garantir a segurança dos frequentadores e moradores da região.
Conseg
Após a ação de patrulhamento realizada no último fim de semana, a Prefeitura recebeu um agradecimento oficial do Conselho Comunitário de Segurança (Conseg), que destacou o empenho e a pronta resposta das equipes para atender às demandas da comunidade local.
O documento expressa "sinceros agradecimentos à Secretaria de Proteção ao Cidadão (SEPAC) pela ação realizada no bairro Vila Ema neste último final de semana (...) A comunidade se sentiu mais acolhida e protegida, reconhecendo o comprometimento da SEPAC em atender às demandas locais e proporcionar maior qualidade de vida aos cidadãos".
Compromisso com a população
A Prefeitura reforça seu compromisso em atender às demandas da população e garantir a ordem pública. Antes da decisão judicial que autorizou o funcionamento estendido dos estabelecimentos, equipes da Guarda Civil Municipal e do Departamento de Fiscalização de Posturas e Estética Urbana foram designadas para atuar permanentemente no local, realizando patrulhamentos e vistorias frequentes.
Mesmo após a liberação judicial, o município segue realizando ações integradas para coibir irregularidades, reduzir riscos e garantir o bem-estar dos moradores e frequentadores da região.
FONTE: PMSJC