Duas novas profissionais do programa Mais Médicos, do Governo Federal, iniciaram as atividades nesta semana nas UBSs (Unidades Básicas de Saúde) Resolve do município.
Após treinamento e integração na Secretaria de Saúde, Maria Paula Ferreira e Tainá Fiebig Teixeira começaram a atender nas unidades dos bairros Colonial e Bonsucesso.
Ambas são joseenses e estão retornando à cidade após a formação acadêmica. Aos 26 anos, Maria Paula se graduou em Santos e trabalhava em plantões nas UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) Putim, Alto da Ponte e Campo dos Alemães. Ela comemora a chance de contribuir agora na atenção primária, que é a porta de entrada do sistema de saúde, aproximando médicos e comunidade.
“Estou bem feliz de poder voltar para cá como médica nas UBSs. Era o que eu imaginava quando saí para a faculdade. Quero cuidar das pessoas com empatia, focando na qualidade de vida de cada uma”, afirma Maria Paula.

Maria Paula em treinamento na Secretaria de Saúde | Foto: PMSJC
Já Tainá, de 28 anos, é formada na Universidade de Buenos Aires, na Argentina, e também atuou em São José e cidades vizinhas em plantões de urgência e emergência.
“Eu gosto de ter um contato mais próximo com os pacientes. Nos plantões, o atendimento é rápido, não temos acompanhamento ao longo do tempo. Acho essa proposta das UBSs muito interessante, de criar vínculo com a comunidade”, destacou Tainá.

Tainá atenta durante a integração antes de iniciar os trabalhos | Foto: PMSJC
Após este acréscimo e a [/noticias/2025/julho/16/sao-jose-recebe-novos-profissionais-do-mais-medicos/]chegada de 7 outros médicos em julho, a rede passa a contar com 82 médicos participantes do programa, fortalecendo a [/servicos/saude/nucleos-de-saude/estrategia-saude-da-familia/]Estratégia Saúde da Família para garantir mais efetividade e acesso aos serviços.
Com esses reforços, a Prefeitura de São José dos Campos amplia a capacidade de atendimento da rede municipal de saúde. O município segue avançando em investimentos e políticas públicas que estejam alinhadas com as necessidades da população, promovendo tratamento resolutivo, contínuo e humanizado para quem mais precisa.
FONTE: PMSJC