A segurança pública de São José dos Campos continua a se destacar com resultados positivos e grande aprovação popular. Uma pesquisa recente da Indsat (Indicadores de Satisfação dos Serviços Públicos) mostra que 86,3% da população aprova o serviço de segurança no município.
A Guarda Civil Municipal obteve um dos melhores índices, com 90,7% de aprovação, representando um aumento de 1,1% em relação à primeira pesquisa do ano.
Redução de índices criminais
O município também se destaca pela queda nos índices criminais. Desde a criação do programa São José Unida, em 2017, a Prefeitura de São José dos Campos tem investido em tecnologia, integração e operações conjuntas entre as forças de segurança municipais, estaduais e federais.
O impacto é significativo. Comparando o período de janeiro a julho de 2016 com o mesmo período em 2025, houve:
- queda de 91% nos roubos de veículos;
- queda de 84% nos roubos;
- queda de 71% nos furtos de veículos;
- queda de 15% nos furtos;
- e 61% menos homicídios.
Os números entre 2024 e 2025 também reforçam a tendência de queda, mesmo com o aumento populacional. Houve:
- queda de 30,82% nos roubos em geral;
- queda de 38,89% nos roubos de veículos;
- queda de 2,32% nos furtos de veículos;
- e queda de 1,23% nos furtos em geral.
Esses resultados refletem o esforço contínuo da Prefeitura em planejar e executar ações estratégicas por meio do programa São José Unida, que promove a integração entre as diferentes forças de segurança, operações conjuntas e o uso de tecnologia avançada para combater a criminalidade e proteger a população.
Reforço no efetivo
Neste ano, São José ganhou 60 novos Guardas Municipais, que foram simbolicamente entregues à população durante as comemorações dos 258 anos da cidade, em julho. Ainda em setembro, mais 14 aprovados em concurso serão convocados para reforçar o efetivo, que já se tornou referência em todo o Estado.

GCM reforçada para atuar em toda a cidade | Foto: Cláudio Vieira/ PMSJC
Novas estruturas e mais segurança
2ª Companhia do 1º BPM/I: instalada na região central, atende importantes bairros com alto fluxo populacional, diversidade comercial e órgãos públicos e privados. O efetivo de 158 policiais militares atua com profissionalismo e comprometimento, garantindo mais proteção à comunidade.

Novo alojamento do 3º BAEP: entregue em agosto, a unidade recebeu investimento de mais de R$ 3 milhões e conta com 988 m² de área construída. O 3º BAEP atende 39 municípios do Vale do Paraíba, Serra da Mantiqueira e Litoral Norte.

CSI: tecnologia que salva vidas
O Centro de Segurança e Inteligência (CSI), inaugurado em 2021, já é símbolo de modernidade e eficiência no combate ao crime. Em apenas quatro anos, foram mais de:
- 3.500 ocorrências atendidas;
- 1.651 pessoas detidas;
- 792 veículos recuperados;
- 358 procurados capturados.
Neste ano a previsão é de que o sistema passe de 1.186 para 1.691 câmeras inteligentes, reforçando o monitoramento em tempo real em pontos estratégicos da cidade.
Com novos efetivos, estruturas modernas, tecnologia avançada e integração entre forças de segurança, São José dos Campos reafirma a posição como referência nacional em gestão inteligente da segurança pública, garantindo mais tranquilidade, confiança e qualidade de vida para a população.
Metodologia Indsat
O índice de satisfação da Indsat é calculado a partir da média ponderada das avaliações de “ótimo”, “bom”, “regular”, “ruim” e “péssimo”.
O resultado gera uma pontuação única, de 0 a 1.000 pontos, que classifica os serviços públicos em diferentes graus de satisfação.
A pesquisa ouviu 600 moradores com mais de 16 anos, considerando exclusivamente a percepção da população joseense. A margem de erro é de 4%, com intervalo de confiança de 95%.
Saiba mais no site da Indsat.
FONTE: PMSJC