Ouvir rádio

Pausar rádio

Offline
goo
MENU
Georreferenciamento já cadastrou mais de 1.500 bocas de lobo
Por joaovieira
Publicado em 19/09/2025 10:08
São José dos Campos

Desde o início da utilização de georreferenciamento para identificar e registrar o serviço de limpeza de bocas de lobo, a Prefeitura de São José dos Campos já cadastrou mais de 1.500 desses equipamentos de drenagem de águas pluviais nas regiões leste, centro e sul.

O trabalho, que teve início neste ano, é permanente e minucioso, pois o serviço requer equipe para a limpeza, registro da ação realizada e a medição da necessidade de retorno ao local, criando assim um cronograma preventivo de ação para evitar que um possível entupimento provoque alagamentos nas vias.

As bocas de lobo existem para coletar e direcionar águas pluviais das ruas para o sistema de drenagem. Elas funcionam como uma entrada para as galerias de águas pluviais subterrâneas, visando liberar o excesso de água de chuva para evitar transtornos à população e danos à infraestrutura urbana.

Ainda como medida de prevenção, a Prefeitura além de limpeza, vem realizando a  ampliação de bocas de lobo existentes, em alguns bairros da cidade, para melhorar a vazão de água. Muitos desses locais foram avaliados no último período de chuva como preocupantes e com possibilidades de ocorrer alagamentos.

A Prefeitura usa tecnologia para inspeção, manutenção e cuidado diário na cidade | Foto: Divulgação

Tecnologia robótica

Outra iniciativa que gera resultados efetivos na drenagem da cidade, é a utilização da tecnologia robótica para inspecionar as tubulações de água pluvial em todas as regiões.

Os robôs motorizados, equipados com câmeras que transmitem imagens em tempo real para os profissionais, tem como objetivo identificar anomalias, como obstruções ou danos nas tubulações, de forma mais rápida e eficiente.

Responsabilidade social

É importante reforçar que o munícipe pode ajudar a cuidar e zelar pela cidade, com responsabilidade social, sem jogar entulhos nas bocas de lobos, e, caso identifique um local com entupimento ou degradação, ligando na Central 156 para solicitar limpeza.

 

FONTE: PMSJC

Comentários